Um sketchbook com composições mais elaboradas, tanto em materiais quanto em conceitos utilizados. A partir dele será feita a segunda parte do meu trabalho interdisciplinar semestral da faculdade. Com uma tendência para a profusão orgânica nos meus painéis, associei com conclusões interessantes sobre estamparia e o efeito visual que seduz o observador. E é justamente o que me encanta no abstracionismo. Muitas vezes, ao nos perdermos no duvidoso e irregular surreal, nos encontramos em nossas próprias reações e interpretações.
As estampas nos colocam em contato com nossos mais verdadeiros sentimentos e pontos de vista.
Mais real que um ser que pensa e existe é aquele que sente.
Rebeca Brandão - canetinhas de ponta fina, colagem. |
Rebeca Brandão - canetinhas de ponta fina, colagens e aquarela. |
"As estampas, quando apreendidas como paisagens (hápticas), nos revelam algo de nossa própria condição de existência, de nossa memória, de nossos desejos mais profundos - do nosso desejo de morte inclusive. Elas revelam algo sobre nós mesmos; algo que, no entanto, não é passível de ser compreendido, mas apenas percebido; algo que reverbera, ressoa dentro de nós."
Rebeca Brandão - grafite, marcador e caneta colorida. |
" (...) o movimento oscilatório do olhar que a estampa aciona lhe confere a dupla identidade de imagem e paisagem. Enquanto imagem - ornamento incrustado na bandeja - a estampa se comporta de modo estático e controlável, isto é, como simples e inofensivo adorno. Enquanto paisagem, ela ameaça envolver o sujeito, forçá-lo a ver-se nela, a enxergar(-se em) sua (própria) vastidão, em sua complexidade, em sua intensidade. A estampa impele o sujeito a olhar-se, a perder-se no infinito temporal e espacial de suas próprias paisagens (internas). De imagem para paisagem, sempre. Para dentro, rumo ao desconhecido. Ao desconhecido de nós mesmos."
Rebeca Brandão - canetinha preta. |
Rebeca Brandão - canetinha preta. |
Referência
bibliográfica citada:
MACIEIRA, Cássia; PONTES, Juliana (orgs.)Na rua: pós-grafite, moda e vestígios. Belo Horizonte: ed. Universidade FUMEC - Faculdade de Engenharia e Arquitetura, 2007.
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